29/01/20 em Artigos

Os 4 C’s da ISO 9001:2015 e incorporação na Gestão do Negócio

Os 4 C’s da ISO 9001:2015 são: Conhecimento Organizacional, Competência, Comunicação e Conscientização.

Estes requisitos, muitas vezes são mal tratados ou mal compreendidos pela organização e implementados de forma a visar apenas atender as auditorias; entretanto, se incorporados como ferramentas para o negócio, vai fazer com que a organização consolide um dos princípios da gestão da qualidade: “Engajamento das Pessoas”

Avalie as questões abaixo, em relação à abordagem que é visada pela ISO 9001:2015:

  • Quem é o responsável por identificar necessidades, programar, providenciar e avaliar a eficácia dos treinamentos?
  • É necessário usar listas de presenças para comprovar que as pessoas foram treinadas? Até quando manter estas listas?
  • Quando um funcionário novo, está sendo orientado no processo/ atividade que ele vai executar na organização (software, máquina, bancos de dados, planilhas, métodos, indicadores, etc), está sendo dada competência a ele?
  • Divulgar a política da qualidade é uma atividade de treinamento?
  • Quem define o que comunicar na organização?
  • O que é conhecimento organizacional? Tem relação com competência?
  • Com que frequência se deve realizar treinamentos numa organização?
  • Quais os motivos que podem levar uma organização a tomar ações de competência?

Se você não sabe as respostas para todas essas perguntas, CLIQUE AQUI ou na imagem abaixo e leia o artigo completo.

Elaborado por: Araújo, Manoel M. S

 

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