Apresentação e esclarecimentos de todos os requisitos da IATF 16949:2016, incluindo a ISO 9001:2015, numa abordagem voltada para aplicação prática do Sistema de Gestão da Qualidade Automotivo
A IATF 16949:2016 é uma exigência para fornecedores do mercado automotivo, que contempla os requisitos da ISO 9001:2015 mais os requisitos automotivos, além de várias ferramentas que são requeridas para cumprir seus requisitos: FMEA – Failure Mode and Effect Analisys, APQP – Advanced Product Quality Planning, CEP – Controle Estatístico dos Processo, MSA – Measurement System Analysis e outras.
Este curso aborda a interpretação de todos os requisitos da IATF 16949:2016, incluindo os requisitos da ISO 9001:2015 e as interpretações sancionadas até outubro.19, dando uma visão de como pode ser estruturado um Sistema de Gestão da Qualidade Automotivo, com base nestes requisitos e na necessidade de adoção das ferramentas exigidas.
Conhecimento da Estrutura da ISO 9001:2015 integrada com a IATF 16949:2016; Os Princípios de Gestão da Qualidade que devem suportar o sistema, entendimento da Abordagem por Processos; Como definir o escopo de certificação para as duas normas; Referências Normativas e respectivos Termos e Definições.
Entendimento de como avaliar a Organização e seu Contexto, considerando as Necessidades e Expectativas das Partes Interessadas; Determinação do Escopo do Sistema de Gestão da Qualidade e seus Processos; e abordagem sobre Segurança do produto.
Atribuições das responsabilidades da Alta Direção e outras responsabilidades corporativa no SGQ; Definições de eficácia e eficiência do processo; Estabelecimento dos Donos dos processos com Foco no Cliente; Requisitos para desenvolvimento e comunicação da Política da Qualidade.
Ações para Abordar Riscos e Oportunidades; Objetivos da Qualidade e Planejamento para Alcançá-los; a importância do planejamento de Mudanças para atingir sua finalidade; abordagem de riscos é compatível com ações preventivas e qual abrangência requerida para os planos de contingência.
Integração e importância no SGQ das pessoas; infraestrutura; planejamento da planta, instalação e equipamentos e ambiente para a operação dos processos; requisitos necessários para os recursos de monitoramento e medição; análise estatística dos sistemas de medição; requisitos de laboratório e a importância da manutenção do conhecimento organizacional.
Como definir as competências das pessoas que atuam no SGQ; necessidade de treinamento no local de trabalho; as competências do auditor interno e do auditor de segunda parte; conscientização, motivação e empoderamento dos funcionários, tendo a comunicação como ferramenta.
Entendimento da informação documentada requerida para o sistema de gestão da qualidade; como desenvolver, controlar e reter as informações documentadas interna e externa (especificações de engenharia).
Esclarecimentos de como tratar as relações técnicas e comerciais com os clientes para entendimento e atendimento de suas necessidades, abordagem em caso de mudanças do que foi acordado, incluindo a definição das características especiais e análise de viabilidade de manufatura.
Apresentação dos requisitos de projeto e desenvolvimento de produto e do processo de manufatura, desde o planejamento, cumprimento de todas as etapas, métodos e ferramentas aplicáveis (FMEA, estudos de capabilidade, MSA etc), validação do projeto do produto e projeto do processo, análise crítica e documentação de mudanças.
Abordagem de seleção e avaliação de fornecedores, definição de requisitos de aquisição, desenvolvimento do Sistema de Gestão da Qualidade do Fornecedor, critérios para auditoria em fornecedores, incluindo requisitos de fornecedores de serviços e processos terceirizados.
Apresentação das exigências da norma para o proceso de produção, incluindo plano de controle, instruções para o operador, set up, shutdown, programação da produção, manutenção produtiva total e gestão de ferramental.
Tratamento necessário para atendimento aos requisitos de identificação e rastreabilidade; propriedade pertencente a Clientes ou provedores externos; e preservação do produto
Incorporação no processo de produção das atividades pós entrega; realimentação de informação e contrato de serviço com o cliente; controle de mudanças; e mudança temporária nos controles do processo
Discernimento sobre os requisitos de liberação de produtos e serviços; inspeção de layout e teste funcional; itens de aparência; verificação e aceitação da conformidade de produtos e serviços providos externamente; conformidade estatutária e regulamentar; critério de aceitação; controle de saídas não conformes; autorização para concessão do cliente; controle de produto não conforme processo especificado pelo cliente; controle de produtos suspeitos; controle de produto retrabalhado; controle de produto reparado; notificação ao cliente; e disposição de produto não conforme.
Entendimento dos processos de monitoramento e medição da manufatura; identificação e aplicação de ferramentas e conceitos estatísticos; abordagem de satisfação do cliente; processo de auditorias internas do sistema, do processo de manufatura e de produtos; e análises críticas da direção.
Abordagem dos requisitos para não conformidade e ação corretiva; solução de problema; prova de erro; sistemas de gestão da garantia; análise das reclamações do cliente e do teste da falha de campo; e melhoria contínua.
A combinação de métodos e ferramentas para melhores resultados para o negócio
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Carga horária de 16 horas, incluindo videoaulas, leituras, exercícios, estudos de casos, etc.
Diferentemente da ISO 9001:2015, que é uma norma focada em gestão, a IATF 16949:2016 é carregada de requisitos documentais, prescritivos, com várias exigências de treinamentos e uso praticamente obrigatório de ferramentas específicas, como: APQP, FMEA, CEP, MSA, PPAP etc. Além dos 659 requisitos da norma, há ainda os requisitos específicos dos Clientes automotivos que devem ser analisados e implantados.
Assim, implantar a IATF 16949:2016 é um projeto abrangente que impacta em absorver e adotar um sistema altamente documentado, muitas vezes burocrático e custoso para a organização. A manutenção da sua certificação acompanha a complexidade da implantação, incluindo altos custos, portanto vale a pena avaliar o custo X benefício considerando a participação dos produtos automotivos no negócio.
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